segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Governistas lideram corrida ao Senado

O senador Edison Lobão (PMDB) tem a reeleição praticamente garantida, de acordo com a nova rodada da pesquisa Escutec/O Estado, divulgada sábado. Ele tem 49,5% das intenções de voto dos eleitores maranhenses. Se as eleições fossem hoje, a segunda vaga de senador seria ocupada pelo vice-governador João Alberto de Sousa (PMDB), que tem 26,6% da preferência dos entrevistados.

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), de acordo com o Escutec, apresenta 25,4% das intenções de votos no Estado. O deputado federal Roberto Rocha (PSDB) ocupa a quarta posição com 15,2%, em empate técnico com Edson Vidigal (PSDB), com 13,8%. Os demais candidatos ao Senado registram índices abaixo de 3%.

Chama a atenção na disputa pelo Senado o índice de 61,2% de eleitores indecisos e que declararam votar nulo ou em branco. Os dados da eleição para o Senado Federal superam os 100% porque, no cálculo dos índices da pesquisa Escutec, são levadas em conta a primeira e a segunda opção de votos do eleitor.

OPÇÕES:

O senador Edison Lobão é a opção de primeiro voto para 36,9% dos eleitores. Neste quesito, João Alberto aparece em segundo lugar, como opção de primeiro voto para 12,3% do eleitorado, seguido de José Reinaldo, com 11,3%. Roberto Rocha tem 6,4% das opções de primeiro voto e Edson Vidigal, 5,9%. Os demais candidatos têm índices abaixo de 2%, sendo a Professora SOCORRO (PSOL) com 2,7%, o Professor NOLETO (PSTU) com 1,7% e Charles Eletricista (PCB) com 1,1%, Paulo Rios (PSOL) com 0,9%, Josivaldo Correa (PCB) com 0,8% e Professor Adonilson com 0,7% (PCdoB) e Claudiceia Durans (PSTU) com 0,3%.

O vice-governador João Alberto continua mantendo a dianteira como preferido do segundo voto do eleitor. De acordo com Escutec e Jornal O Estado, 14,4% dos eleitores maranhenses têm o peemedebista como opção de segundo voto. José Reinaldo ocupa a segunda colocação, com 14,1%, seguido de lobão, com 12,6%; Roberto Rocha, com 8,8%; e Edson Vidigal, com 7,8%. Os demais candidatos ao Senado obtiveram menos de 3% de intenção de votos como segunda opção do eleitor maranhense.

Foram ouvidos pelo Escutec 1.059 eleitores, nos dias 11, 12 e 13 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TRE sob o número 28870/2010.

(As informações são de O Estado Maranhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário